segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AS 42 JORNADAS NO DESERTO – CAPÍTULO 86

Continuação do estudo de Rissa, que Deus abra os nossos olhos para enxergarmos a verdade e a riqueza da Sua Palavra.

Por: Luiz Fontes

Rissa – 18ª estação – Parte 2

TEXTO: Números 15:32-41

Nós estamos estudando esta 18ª estação – Rissa. Os textos relativos a esta estação se encontram em Números capítulo 15, versículos 32 a 41. Temos visto que Rissa é uma palavra hebraica que tem dois significados. Essa palavra no hebraico é um antônimo. Antônimo é o contrário e sinônimo é quando a mesma palavra tem diferentes significados.
Nós estamos estudando o aspecto negativo, porque esta estação nos leva para uma experiência negativa e uma positiva. Essa experiência negativa nós vemos aqui no versículo 32, “sobre um homem que foi apanhando pegando lenha no dia de sábado”. E o Senhor diz na Sua palavra, por que Israel não sabia o que fazer, mas o senhor diz: “que tal pessoa deveria ser morta”. Aqui nós vemos o julgamento, a disciplina de Deus. O Senhor é muito claro na Sua palavra. Ele nos diz que: “não podemos seguir os desejos do nosso coração”. Quando lemos estes textos, de Números capítulo 15, versículos 32 a 41, vemos que no versículo 39b, o Senhor diz: “não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos”. Muito sugestiva toda essa leitura. Nós sabemos que algo deveria ser feito àquele que violava o sábado.
Em Êxodo capítulo 31, versículos 12 a 17, temos a Palavra de Deus falando acerca do assunto da guarda do sábado. Esses textos dizem assim:

“12 - Disse mais o SENHOR a Moisés: 13 - Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. 14 - Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. 15 - Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. 16 - Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. 17 - Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.”

Portanto, amados, o sábado, como repouso, é uma figura de Cristo. Mostra a nossa confiança em Cristo, o nosso descanso Nele. O sábado nos traz uma lição, isto é, que nós não somos deste mundo, não vivemos como as pessoas deste mundo. Não fomos separados para o mundo, somos separados do mundo. Nós somos separados dele. Nosso viver está relacionado com o caráter de Deus, da Sua Palavra. Se o nosso viver é como o viver do mundo, qual é o nosso testemunho diante das pessoas que não são salvas? Portanto, o sábado é um sinal entre Deus e nós. O Senhor nos separou do mundo e Ele deseja que nós confiemos Nele, que andemos conforme Sua Palavra. Por isso Ele estabeleceu em nós um sinal, um sinal entre Ele e nós. Para entendermos o significado do sábado na economia de DEUS, no plano de Deus, primeiro precisamos estudar a primeira menção dessa palavra na Bíblia. Porque senão nós não vamos entender o que esses textos de Êxodo 31:12-17 estão nos dizendo. Por que Deus foi tão severo com aquele homem, exigindo que andasse na Sua Palavra?
Em Gênesis capítulo 2, versículo 2 e 3, diz assim:

“2 - E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. 3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

Muitos de nós vemos o sábado apenas como o dia em que DEUS descansou das obras de Suas mãos. Embora isso seja verdade, nós precisamos penetrar no conteúdo da economia de DEUS para compreender a riqueza desse descanso, no assunto do sábado. Em Gênesis 1 vemos DEUS criando todas as coisas pela Palavra do Seu poder, chamando à existência as coisas que não existiam.
Quando DEUS criou o homem, Ele o criou do pó da terra conforme Gn 2:7. Diferente de todas as coisas, o homem foi criado do pó da terra segundo a imagem e semelhança de DEUS – espiritual e moralmente. Ele foi criado assim. Então depois de criar o homem, no sexto dia, DEUS declarou: “... e eis que era muito bom..." (Gn 1:31). Isso demonstra a satisfação de DEUS em ver o homem conforme a Sua imagem e semelhança. Deus vê no homem a Sua completação. Ali, diante de DEUS, estava o homem conforme a Sua imagem e semelhança para expressá-lO. Quando DEUS obteve isso, o que nós vemos? Ele descansou. Mas sabemos que o pecado trouxe dano ao descanso de DEUS, à satisfação de Deus. Por causa da queda do homem, DEUS perdeu o seu descanso, sua satisfação, porque o homem à imagem e semelhança de Deus era a Sua satisfação, o Seu prazer, Sua expressão, para o louvor da Sua glória.
No Evangelho de João, capitulo 5 e versículo 9, que relata a história do paralítico do tanque de Betesda, vemos que aquele dia era sábado, e aquilo que o SENHOR JESUS fizera contrariava os preceitos judaicos. No versículo 17 o SENHOR JESUS responde àqueles que O perseguiam para matá-lO naquele dia, pelo fato de ter curado aquele paralítico no sábado. Ele diz assim: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". O sábado que o Pai teve em Gênesis 2:1-3 foi perdido por causa da Queda. Gostaria que você prestasse atenção em alguns textos, pois eles nos serão úteis mais adiante. Nesses textos, vemos o princípio da economia de DEUS em CRISTO. Pois foi em CRISTO que o Pai teve a sua satisfação (descanso) restaurada.
Em Mateus 3:17 e 17:5 e em II Pedro 1:17 vemos o Pai dizer “... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. A palavra “comprazo” aqui traz a ideia de “descanso, satisfação, completação”. Essa palavra aparece 21 vezes no Novo Testamento e o seu significado é: "agradar" (Lc 12:32), "lhes pareceu bem" (Rm 15:27), "prazer" (II Co 12:10) e "deleite" (II Ts 2:12). Então, quando voltamos para os textos de Mateus 3:17 e 17:5 e II Pedro 1:17, o sábado significa que DEUS está satisfeito com o homem quando o homem O expressa e O representa. Quando o homem está de acordo com a Sua intenção perfeita.
Em Dt 12:9 a terra de Canaã foi chamada de "descanso". Se olharmos o restante do capítulo 12, versículos 10-32, veremos que eles não se firmaram nas exigências de DEUS. Eles não estavam comprometidos com a Palavra de Deus, com o caráter de Deus. No livro do profeta Ezequiel, capítulo 20, há vários textos dizendo algo para nós. O versículo 12 de Ezequiel capítulo 20 diz assim:

“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.”

Os sábados eram para isso! O sábado era para que o povo conhecesse Deus. Durante todos os seis dias o homem poderia trabalhar para si. Deus deu para o homem seis dias para que trabalhasse para si. Mas um dia Deus deu para que o homem pudesse viver para Ele, Ser um repouso para Ele, descansar Nele. Mas nós fazemos isso? Nós não fazemos. Nós não temos feito isso. Não estou aqui inserindo o estudo da guarda do sábado como fazem algumas denominações religiosas. Colocam a salvação no sábado. Uma coisa completamente desfocada da Palavra de Deus, do propósito de Deus. Porque eles estudam o sábado na lei, não estudam o princípio do sábado em Gênesis. O princípio da satisfação, da contemplação, da devoção, da piedade. Não estudam baseado nisso. Apenas pegam um texto fora do seu contexto e criam um pretexto religioso. Não é isso que eu estou ensinando. Creio que você está entendendo o que eu estou falando por meio do Espírito Santo – se para você o sábado é o domingo, o sétimo dia, como nós temos guardado. Porque desde o início da história da Igreja primitiva, os irmãos primitivos têm preservado o domingo como o dia, ou como o oitavo dia que é o dia da ressurreição, onde a semana se inicia. Alguns podem dizer que o domingo foi instituído pelo Catolicismo. Então, você guarda o sábado. Você pode guardar na sexta, não sei qual é o seu “Sabat”. Não sei se é na segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado. Não sei quando é o seu “Sabat”. Mas sei que você precisa ter. É importante que você tenha! Mesmo individualmente, e também coletivamente, nós precisamos ter. E não temos feito isso. Geralmente é um dia de passarmos a maior parte do tempo em frente à televisão. Ou então visitando parentes descrentes, envolvendo-se em festas e programações, em viagens. Esse princípio está desordenado. Esse tem que ser um dia de devoção, contemplação, piedade, de culto, de entrega, de oferta ao Senhor. Aquilo que somos para o prazer Dele, para a satisfação Dele. O povo de Deus precisa voltar a Palavra de Deus.
Então veja que o Senhor disse: “para que soubessem que eu sou o SENHOR”. Porque é um dia de conhecê-lo mais e mais. É um dia de desfrute, de relacionamento mais íntimo. Isso não significa que os outros “seis dias” sejam vividos somente para nós. Mas que o Senhor nos dá esta oportunidade de nós vivermos seis dias trabalhando. Não que venhamos perder o foco do Senhor. Não é isso que a Bíblia diz, porque é impossível para um cristão que ama o Senhor. Porque tudo o que Ele faz no seu trabalho, sua vida, seus estudos, deve ser para a glória do Senhor.
Então veremos que em Ezequiel capítulo 20, versículo 13, 16, 20, 21 e 24, diz assim:

“13 - Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir. 16 - Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados, pois o seu coração andava após os seus ídolos. 20 - santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

Ele vai repetindo isso. Veja porque o senhor repete tanto isso. As mesmas palavras no mesmo capítulo. Nos versículos 21 e 24, diz assim:

“21 - Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; antes, profanaram os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto. 24 - porque não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos, profanaram os meus sábados, e os seus olhos se iam após os ídolos de seus pais.”

Por que os olhos das pessoas estão sendo corrompidos pela idolatria deste mundo? Pela corrupção, compulsão, pelo prazer, entretenimento? Porque falto o sábado. Falta este “Sabat”, esta comunhão, este relacionamento, contemplação, intimidade, esta vida espiritual. A nação de Israel foi incapaz de restaurar o descanso de DEUS.
Então, o que é que nós vemos nos textos que citei? De Mateus 3.17 e 17:5 e em II Pedro 1:17? Que “Cristo é o descanso de Deus, o prazer de Deus, o deleite de Deus”. Porque agora nossa vida está em Cristo e em Cristo nós temos o descanso de Deus restaurado em nós. O desejo de DEUS é ganhar o homem. Depois que nossa vida é unida com a vida de CRISTO, DEUS tem em nós o Seu prazer. Este é um principio fundamental, um principio preponderante na nossa vida cristã. O Sábado de DEUS necessita de um homem à Sua própria imagem, com Seu domínio para expressa-lO. Um homem segundo o caráter do Reino de Deus.
Em Dt 12:9 vemos que Canaã era um descanso para Israel, porque era um descanso de DEUS. Mas isso foi perdido. A terra era o descanso de DEUS porque lá Ele podia ter Sua habitação e podia colocar o Seu nome. Em Dt 12 podemos ver dois versículos (5 e 11) que podem nos ajudar a compreender isso pelo menos espiritualmente. Porque não foi alcançado lá, mas tem que ser alcançado em nós hoje. O Senhor deseja ter um lugar para o Seu nome, Seu descanso, Sua expressão, Sua glória, Seu testemunho. Isso Deus deseja alcançar hoje na Igreja. Hoje a Igreja tem procurado viver a sua vontade, seguir seus próprios olhos. Nós temos vivido um evangelho de entretenimento. Nós precisamos retornar à prática da Palavra de Deus. Precisamos viver uma vida conforme O caráter de Deus. Não importa o sucesso que você esteja vivendo, um sucesso grande no seu ministério, uma grande experiência, uma grande multidão de pessoas que ofertam muito dinheiro; que você está envolvido com tudo isto: muito dinheiro, muitas pessoas. Tudo isso pode ser um espírito “megalomaníaco” que pode roubar a centralidade de Cristo, o lugar da Sua Palavra. E nesse “emanharado” de coisas nós podemos estar perdidos em nós mesmos. Não percebemos que estamos apanhando lenha como aquele homem, pisando a Palavra de Deus, fazendo algo que não esteja conforme o caráter de Deus. Não podemos viver a vida cristã pensando em agradar a nós mesmos, nem tão pouco viver a vida cristã para agradar os outros. Nós temos que viver a vida cristã para agradar a Deus, para que Ele tenha satisfação em nós.
Perceberemos na Bíblia que em muitas experiências Deus só pôde encontrar poucas pessoas que estavam dispostas a correr o risco de viver uma vida para agradá-lO. Porque viver uma vida para agradar a Deus é um grande risco que nós temos que correr. Porque isso pode ocasionar uma completa má interpretação da nossa própria piedade cristã, da maneira como decidimos agradar a Deus, viver conforme o caráter de Deus. Nós estamos vivendo hoje um “evangelho” antropocêntrico, onde o homem está no centro, onde as pessoas estão sendo induzidas a viverem para si mesmas, sempre em primeira instância. Deus deseja corrigir isso na nossa própria vida. É por isso que o Espírito Santo está falando para nós esta verdade em Rissa. Nós precisamos tomar cuidado! Esse princípio pode parecer muito simples, mas ele é fundamental para corrigir a distorção do nosso coração em viver para nós mesmos; em viver toda a nossa vida centrada em nós, esquecendo daquilo que é o “Sabat”, daquilo que é o descanso em Deus, o prazer de Deus, daquilo que é a nossa satisfação em Cristo.
Que Deus nos abençoe ricamente pela Sua Palavra.

Nenhum comentário: