sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ESTUDO DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

POR: ROMEU BORNELLI

Disciplina para Santidade

Hb 12:4-13

“Deus, porém, nos disciplina para sermos participantes da sua santidade.”

Estamos diante de um dos textos mais amplos de toda a Bíblia a respeito deste assunto da disciplina de Deus. Esse texto é considerado uma menção completa sobre disciplina. A disciplina é o que acontece quando nosso Pai amoroso intervém para nos desviar de nossa procura destrutiva e infrutífera. Veja Dt 8:5, (NVI)

“Como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, o disciplina.

No livro de Hebreus três figuras são dominantes. Duas se refere ao nosso Senhor: Apóstolo e Sumo Sacerdote. Mas podemos dizer que há uma figura adicional, uma metáfora complementar, que nós podemos colocar junto com as duas figuras relacionadas ao nosso Senhor. Essa terceira figura importante para o contexto do livro, para o tema do livro é a figura do Pai que disciplina.

Então paralelo a esta visão nós temos este complemento do cap. 12 – o Pai que disciplina aos muitos filhos. Aqui temos a figura do Pai em relação a esses muitos filhos, com os quais o Senhor Jesus já se colocou em aliança. Esse Pai que é o Pai do Filho, o Senhor Jesus, Ele também é o Pai dos muitos filhos por meio do Filho. Então o que Ele vai fazer com estes muitos filhos? Tornar estes filhos “participantes” da sua Santidade. Veja Hb 12:10:

“Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento,(aprovação) a fim de sermos participantes da sua santidade.”

Essa palavra “participantes” é muito importante no contexto de Hebreus. Nós já sabemos disso. Essa palavra diz que a nossa posição não é de “observação, contemplação”, mas de sermos um com Cristo. Nós e Cristo somos cabeça e corpo. Temos uma única vida.

Então qual o caminho para sermos conduzidos à glória? O caminho da Santidade. Sem disciplina não chegamos a lugar algum. E é por meio da disciplina que chegamos à Santidade.

Então podemos dizer o seguinte: Nós já somos de Cristo. Já temos a vida de Cristo. Já temos a natureza de Cristo. Mas... precisamos ter o caráter de Cristo. Natureza não é igual ao caráter. Caráter é uma natureza que passou por uma disciplina. Todos os filhos de Deus têm a natureza de Deus. Mas... nem todos os filhos de Deus têm o caráter de Deus. É muito difícil equacionar a vida cristã. Mas vamos sugerir uma equação: VIDA + DISCIPLINA = CARÁTER. Precisamos da disciplina de Deus para termos o caráter de Cristo formado em nós. É por isso que o cap. 12 de Hebreus foi escrito. Veja o que nos diz o vers. 6:

“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”

Nesse versículo aprendemos alguns princípios importantes:

· A disciplina vem de Deus;

· Deus disciplina a todo cristão;

· Deus sempre age por amor.

Por que um Deus amoroso desejaria nos causar dor, ainda que pequena...? Para chamar nossa atenção e obter um resultado altamente desejado em nossa vida. Ele utiliza-se da disciplina (Boa Dor) para moldar o seu caráter de forma que nós venhamos a viver de forma que O glorifique. Admitamos, muitas pessoas compreendem de forma errada a disciplina de Deus por causa das experiências negativas que sofreram na infância. Talvez você seja uma delas. Eu quero encorajá-lo a permitir que a verdade sobre seu Pai celestial mude seu modo de pensar. Esse Pai jamais o disciplinará por raiva ou desejo egoísta. Ele jamais perde o controle. As ações de Deus são todas para impeli-lo com amor, sabedoria e persistência – em direção à vida e ao caráter que você deseja ter, mas não consegue atingir sem ajuda de Deus.

Aqui no versículo 6 de Hebreus 12 podemos ver duas coisas distintas: “corrige” e “açoita”. Veja o que isso significa:

· corrige - “educar”, “formar o caráter pela repreensão e admoestação”;

· açoita- “punição”; “algo penoso que alguém é obrigado a suportar”.

A disciplina tem um objetivo definido – levar-nos a participar da santidade de DEUS. A punição é o castigo de DEUS sobre aqueles que menosprezaram a “disciplina”. Veja o que diz Hb 12:5: “não desprezes a correção (educação) do SENHOR”. Essa é uma advertência. Se desprezarmos a disciplina do SENHOR, naturalmente seremos corrigidos.

O apóstolo Paulo disciplinado por Deus como foi, conheceu muito bem essa disciplina de Deus apresentada em Hebreus. Veja o que ele diz em Fp 4:11:

“... porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Paulo foi disciplinado por Deus. Aprendeu a disciplina de Deus em toda e qualquer situação.

Veja o que nos diz também o vers. 7:

“É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho que o pai não corrige?”

Aqui nós temos de novo a palavra disciplina. Mostrando que este é o propósito. Ela aprece em Hb 12:7; 10; 11. Deus está tratando conosco para disciplina. O sentido é um aluno seguindo seu mestre e aprendendo dele. A relação mestre/aluno naquele tempo era muito diferente de hoje. Naquele tempo o professor não tinha uma mensagem para ensinar. O mestre ensinava com a vida. Diferente de hoje. Os mestres de hoje tem a mensagem e não tem a vida. A idéia é aprender da vida daquele que ensina.

Ainda o vers. 8, veja o que nos diz.

“Mas, se estais sem correção, (educação) de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

A disciplina parece agradável para a criança? Não! E disciplinar é agradável para o pai? Não! Se você é pai ou mãe, deve saber como reluta em trazer dor a seu filho. Há uma tremenda revolta contra a disciplina neste mundo, que rejeita toda autoridade, controle, governo. A Palavra diz que é assim que será no tempo do fim: “desobedientes aos pais” e assim por diante. Isto de modo algum é bom para o verdadeiro propósito que Deus tem para a família, não de crianças, mas de filhos adultos, disciplinados para uma responsabilidade eterna. — uma posição governamental no Reino vindouro. A disciplina está relacionada com a nossa responsabilidade. Quando falhamos nas nossas responsabilidades, somos disciplinados.

Precisamos ver ainda outro versículo de Hebreus 12 que nos revela o propósito de toda a disciplina do Senhor. Veja o vers. 10:

“Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.”

Podemos concluir a leitura desse texto com três assertivas:

DEUS nos disciplina a fim de podermos participar da Sua santidade.

Nosso querido e maravilhoso Pai Celeste só cessará de nos disciplinar quando Sua santidade for manifestada em nós.

A santidade é a natureza de DEUS; então, participar da santidade de DEUS é participar da Sua natureza.

Então quando somos disciplinados por Deus o caráter do Seu Filho é formado em nós. E o motivo da disciplina de DEUS é que sejamos participantes da Sua santidade.

A DISCIPLINA DE DEUS

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”.

(Ap 3.19)

A disciplina de DEUS é uma clara demonstração do Seu amor por nós. Olhando para Laodicéia vemos o SENHOR dizer que essa Igreja estava morna, indiferente a Ele; sua condição exterior é digna de lástima; quanto a sua espiritualidade ela era pobre, como um mendigo que rasteja pedindo esmolas; Laodicéia era uma Igreja sem visão espiritual; ela estava mentalmente cega; e por último, o SENHOR diz que essa Igreja se encontra moralmente exposta, isto é, sua vergonha está exposta.

Agora o SENHOR diz a esta Igreja que Ele a ama apesar dela ser o que é. Mas, também, Ele diz que irá discipliná-la. É sobre esse tema que estaremos estudando.

A palavra “disciplino” que o SENHOR usa aqui em Apocalipse 3.19, é o termo grego elegcho, que significa: “corrigir”, “admoestar energicamente”. Toda a carta a Igreja de Laodicéia é uma clara admoestação do SENHOR. Nessa carta o SENHOR JESUS está atraindo a Igreja para Si. Quando lemos a Bíblia, vemos que não há nenhum versículo que nos ensine que DEUS disciplina os incrédulos. A esfera da disciplina se limita aos cristãos salvos em CRISTO JESUS; e o motivo da disciplina de DEUS é que sejamos participantes da Sua santidade.

Em 1 Coríntios 11.32, diz:

“Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo SENHOR, para não sermos condenados com o mundo”.

Há uma razão clara na disciplina de DEUS. Ela visa nos livrar da condenação que há de vir sobre o mundo. Nosso Pai nos disciplina para que não caiamos na condenação que o mundo receberá. Uma grande lição que nos aprendemos com esta disciplina de DEUS é que ela preserva a nossa salvação.

Vamos retornar para Laodicéia, onde o SENHOR JESUS diz: “Sê pois zeloso” (Ap 3.19). Ser “zeloso” significa que tem ou demonstra zelo; que demonstra cuidado, esmero, atenção e aplicação no que faz; cuidadoso, diligente, que vigia, vela, permanece atento; cuidadoso, cauteloso, precavido; que dispensa grande atenção, afeto, interesse e cuidados para com alguém; cuidadoso. Por não ter sido cuidadosa quanto às verdades espirituais, ele estava pobre, sem visão, exposta.

Quando você estuda as quatro últimas Igrejas (Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia), você verá que a mensagem do SENHOR a essas Igrejas tem a mesma tônica, isto é, antes da promessa aos vencedores, o SENHOR solenemente adverte e encoraja a Igreja quanto ao caráter espiritual. E isso está representado por aquilo que CRISTO tem e é na Igreja.

Textos sobre disciplina

· Dt 8:5 - Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

· Jó 5:17 - Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.

· Pv 3:11 - Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão.

· Jr 5:3 - Ah! SENHOR, Tu os feriste, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a disciplina; endureceram o rosto mais do que uma rocha; não quiseram voltar.

· Jr 17:23 - Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina.

· Sf 3:2 - Não atende a ninguém, não aceita disciplina, não confia no SENHOR, nem se aproxima do seu Deus.

“Oh Senhor ajuda-nos a nos dobrar ante a tua disciplina”

Nenhum comentário: