terça-feira, 17 de janeiro de 2017

CAPÍTULO 7: A IGREJA EM TESSALÔNICA (PARTE 1)



INTRODUÇÃO

(Leitura: Atos 17:1-10)


Temos meditado na vida das primeiras igrejas, especialmente daquelas descritas no livro de Atos, para ver como os irmãos nelas vivam juntos, que testemunho trouxeram para o mundo, em que áreas pessoais foram abençoados e em que aspectos foram advertidos. A razão para isso é aprendermos com elas as lições que o Espírito Santo quer nos ensinar hoje. Assim, continuaremos nosso estudo baseado na vida da igreja em Tessalônica. Após Paulo e Silas terem sido requisitados a sair de Filipos, eles viajaram para a cidade de Tessalônica, que distava aproximadamente 160 quilômetros de Filipos. Ainda estavam na Macedônia, pois Tessalônica era a capital da Macedônia naquela época. Não era apenas um centro político, mas também um centro comercial. Havia uma sinagoga ali, ao contrário de Filipos, onde não havia nenhuma. O costume de Paulo era ir à sinagoga e pregar as boas-novas do evangelho de nosso Senhor Jesus, porque aqueles que iam ali eram pelo menos familiarizados com o Antigo Testamento. Portanto, Paulo foi até eles e arrazoou com eles de acordo com as Escrituras, mostrando como Cristo deveria primeiramente sofrer e, então, ser glorificado, e que o Cristo não era nenhum outro senão Jesus, a quem anunciava. Por três sábados, ele foi à sinagoga e arguiu com eles, baseado nas Escrituras, que Jesus é o Cristo, que Ele é o Messias que Deus havia prometido ao Seu povo escolhido. Como resultado, alguns judeus creram e se ajuntaram a Paulo e Silas. Entre os adoradores gregos, grande multidão creu no Senhor Jesus, e não poucas mulheres proeminentes creram também.
Quando a palavra foi pregada em Tessalônica, Paulo disse: “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabes ter sido o nosso comportamento entre vós, e por amor de vós.” (1 Ts 1:5). A palavra foi pregada com o poder do Espírito Santo; mas, além disso, a palavra foi confirmada pela vida dos pregadores. A maneira pela qual viviam diante das pessoas reforçava a palavra que haviam pregado. Por causa disso, muitos vieram ao Senhor num período curto de tempo. Foi tão tremendo, que aquelas pessoas creram no Senhor em meio à tribulação com a alegria do Espírito Santo; e, por causa disso, a notícia se espalhou por toda a Macedônia, até mesmo na Acaia. As pessoas sabiam como Paulo, Silas e Timóteo chegaram até os tessalonicenses, como a palavra foi pregada e como, no meio da tribulação, eles haviam recebido a palavra de Deus com a alegria do Espírito Santo; e a fé deles foi noticiada em toda parte. Isso fez com que os judeus ficassem com inveja e usassem alguns rebeldes para criar um grande alvoroço. Os homens cercaram a casa de Jasom, onde Paulo, Silas e Timóteo estavam, mas não os encontraram. Então trouxeram Jasom e alguns irmãos ao magistrado da cidade; acusaram-nos de serem responsáveis por transtornar todo o mundo e de pregar contra os decretos de César, anunciando que havia outro rei. Finalmente, as autoridades libertaram Jasom e os demais após receberem fiança. Naquela mesma noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Esse foi o princípio da igreja em Tessalônica


Extraído do Livro: A Vida da Igreja, o Corpo de Cristo – Stephen Kaung

O SEGREDO DA VIDA DE PAULO




CAPÍTULO 6: A VIDA DA IGREJA, O CORPO DE CRISTO (PARTE 8) – Stephen Kaung



Leitura: Filipenses 1:21; 2:5; 3:10; 4:13


A carta aos filipenses é uma carta de amor, e, devido àquele relacionamento de amor, Paulo foi capaz de derramar seu coração para eles. Qualquer um que leia a carta aos filipenses reconhece que ela revela a pessoa de Paulo mais do que qualquer outra carta escrita por ele. Paulo foi capaz de abrir-se realmente para os filipenses e dizer: “Isso é o que eu sou”.

Ele tentou contar-lhes o segredo de sua vida. Qual era o segredo da vida de Paulo? Na carta aos filipenses ele o revelou; ele disse:

“Para mim o viver é Cristo” (Fp 1:21).

Esse é o segredo. A razão pela qual Paulo podia viver como vivia era porque, para ele, o viver era Cristo. Em Filipenses 2:5, ele diz:

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”

Não apenas ele possuía a vida de Cristo, mas possuía também a mente de Cristo, a qual é humilde, sem egocentrismo. Em Filipenses 3:10, ele nos mostra sua paixão, o que ele perseguia na vida para ganhar a Cristo.

Em Filipenses 4:13, ele nos diz o segredo de ser vencedor em qualquer circunstância.

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

Esse é o viver cristão, a vida cristã, e ele compartilhou o segredo com os crentes filipenses.